CARTA

Artigos, Destaque

Publicada em 25/10/2022

De 2022 para o futuro. “O Brasil de hoje pode ser outro amanhã.”

Espero que cada leitor faça o mesmo, participe, escreva e não esqueça do que está por vir nos próximos anos.

 

 

Meu filho amado!

 

Em 2022, fiz minha escolha e acredito ser a certa, pensando em você.

Estude, leia e se divirta o máximo que puder, pois a vida passa muito rápido. Cultive o amor sempre onde for!

Nunca se esqueça da importância que tem a família. Um dia você terá seus filhos e, assim como eu, saberá como é ter um pedacinho do coração fora do corpo.

Eu vivo sempre pensando na sua felicidade e na sua segurança. Você veio para completar a minha vida e trazer felicidade. Juntos somos um time e tanto!

Você encontrará algumas dificuldades no caminho, mas eu tenho certeza que será forte e sábio para enfrentá-las.

Hoje você faz 16 anos e conforme prometido por mim mesmo, chegou o momento de eu abrir este arquivo que salvei lá em 2022. Através desta carta virtual, eu conto um pouquinho para você a loucura que anda o mundo, em especial, o nosso país.

Vou começar a falar no presente. Estou escrevendo, num sábado, 22 de outubro de 2022, e é uma data importante, porque me trouxe uma vontade de compartilhar com você este momento de reflexão.

Vencemos a Covid-19, houve uma revolução nos meios de comunicação e na forma de trabalho, estou trabalhando em casa e com poucos encontros presenciais consigo conduzir o trabalho. Ontem, durante meu almoço solitário, percebi que atearam fogo numa árvore aqui do lado de nossa casa, mas ela é forte e vai sobreviver por mais gerações. Deixo pra você o exemplo desse lamentável episódio, para que possa entender o sentido da palavra resiliência. E eu espero que nas adversidades do seu caminhar, assim como a árvore, você encontre forças para seguir e se manter sempre em pé.

Dessa mesma forma, não se iluda por riquezas, poder e beleza. Precisamos preservar os nossos princípios e valores se queremos ter uma sociedade justa. Para tanto, exercite sempre a humildade e a gentileza. Escute a sabedoria acumulada dos mais velhos, mas, também, deixe espaço para a perspicácia da juventude. Pratique o bem, queira o bem e esteja ao lado do bem. Num futuro próximo, mais do que tecnologia, precisaremos promover as melhores virtudes dos seres humanos, se quisermos verdadeiramente ter paz e justiça no mundo.

Dinheiro não compra felicidade, não romantize a pobreza, como algumas pessoas tentarão convencer você. A humildade não tem correlação com patrimônio, pois existem pobres soberbos e ricos humildes.

Independente da orientação sexual, crença, classe social ou cor, você tem o dever de respeitar todas as pessoas. Que em sua geração ninguém seja julgado e excluído por pensar diferente e por não fazer parte de determinado grupo, que todos sejam livres pensadores e que não tenham medo de expressar sua opinião.

Nossa nação no futuro, com certeza, continuará loucamente apaixonada por futebol, música e qualquer tipo de debate relativo a esses assuntos, entre bons amigos na praia, com cervejinha gelada na mão. Mas espero que, daqui para lá, que nossas ações hoje, tenham mudado as coisas para melhor. Desejo um país onde a pobreza, a violência e a falta de liberdade de opinião sejam coisas do passado.

Meu amado filho, o mundo é enorme. Você terá uma trajetória brilhante pela frente e eu sei que a solidariedade vai habitar o seu coração.

Eu, hoje com 522 anos, no meio do ano de 2022, estou lutando através da minha voz, da minha escrita e da minha ação, analisando e acreditando que eu fiz a melhor escolha para você poder viver num país melhor, justo e livre!

E eu anseio que você possa estar vivendo os bons frutos da escolha dos seus irmãos e, ter aprendido que sua escolha hoje, irá interferir na felicidade dos seus irmãos amanhã. 

 

Com amor.

Seu pai, Brasil 🇧🇷

 

LEIA TAMBÉM

Só falta o prefeito de Porto Alegre.

Esta terça-feira (4) começa a marcar um novo estágio do sistema de distanciamento controlado no Rio Grande do Sul, com flexibilizações na bandeira vermelha para serviços não essenciais. As

A ACLAME é contra

Um dos alimentos mais comuns na mesa dos gaúchos é a carne. Apesar de seu consumo estar enraizado na cultura do Rio Grande do Sul,

Nova reforma tributária

A fórmula mágica de cobrar mais impostos do mesmo grupo já se mostrou ineficaz. Historicamente, reformas tributárias trazem consigo a oneração da Classe Média. A